quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Pedaços do que sinto...

Hoje queria falar de tanta coisa, porque há muita coisa a moer cá dentro...
O meu mestrado, que tanto tempo me ocupa e me ajuda a formar como profissional e em especial como pessoa (sério!). Hoje falo, sinto, transpiro valores. Valores... esses mesmo são a base do meu mestrado. E estou muito feliz porque é algo que é " a minha cara"!
O que são valores? É uma questão pertinente hoje em dia. Nas escolas, no trabalho, na rua, em família... valores.. penso tanto nisto e muito mais agora. O que se pretende é mesmo a clarificação dos valores! Que valores? Serão eles universais? O que será para mim um valor, para ti poderá ser não mais que um simples conceito.
No meu trabalho directo com as crianças, esta é umas das coisas que trabalho, directa ou indirectamente é uma coisas simples de fazer! A Amizade, a Partilha, o Respeito, a Liberdade, a Solidariedade, a Justiça, a Vida... Assim, quando falamos de valores falamos de direitos e de deveres uns para com os outros...

Deixo-vos aqui um pequeno conto "Direitos da Criança", de Mª João carvalho, que amo e que tenho pena que não possam lê-lo inserido nas suas belas imagens de Carla Nazareth....


"Quando os meninos de cores diferentes sabem distinguir o azul da amizade e falar a linguagem da paz, partilhando baixinho... o azul dos mares...o vermelho dos desertos...e os verde das selvas...unem-se numa ponte feita de arco-íris, passagem secreta para o reino da harmonia e do bem estar. - Eu sou a maria! - Eu chamo-me Mary! - O meu nome é Marie! Um gesto de amor dispensa palavras, alimenta sonhos e afasta a dor. Quando para os meninos especiais se inventa bem de propósito um sol grande e colorido, feitiçeiro poderoso na magia de transformar o querer em poder, as fadas sorriem e os duendes repousam. Quando aquela mãe de olhos esmeralda e cabelos louros ama o seu filho de tez escura e cabelo crespo, as estrelas cintilam e a lua brilha num abraço cúmplice. Que bom que é quando os meninos e menina de todas as cores rodopiam de mãos dadas na brincadeira do recreio da escola... ou chapinham alegres, corpos ao sol, desafiando com a força da união a bravura das ondas. Quando os meninos são as personagens principais dos cuidados, atenções e sonhos de todos nós, o filme é de amor e o final feliz. É bom quando, de todos os meninos, o espelho da justiça apenas reflecte a brancura da alma, o brilho da esperança... e a serenidade própria de quem não teme. Quando aos meninos de todas as cores, raças, nacionalidades e religiões se ensinam os tons, os cheiros e o sentido do Mundo... o milagre da fraternidade acontece, pintando de oiro o tesouro da Paz."

Esta linda história com tão poucas mas tão importantes palavras leva-me a pensar nas injustiças... que se cometem e do esquecimento dos chamados VALORES...

Hoje recebi mais uma carta da minha afilhada de Moçambique, do Apadrinhamento à distância da HELPO, comoveu-me, claro! Já lá vão 2 anos que me associei a esta causa. Temos de proteger estas crianças, e não podendo fazer o muito nem o todo, fazemos uma parte, aquela que conseguimos. Eu espero vir um dia a visitá-la, para sentir ainda mais tudo isto!
Deviam ver a cara do meu pai de cada vez que chega uma carta dela, o interesse... e eu falo nisto porque sei a revolta que é para ele falar de Moçambique... viveu 2 anos horríveis de guerra e não é fácil... mas quando o vejo olhar a foto, ele transparece luz... e é lindo de sentir isso!

Ok.. e isto hoje já vai longo... eu bem disse que queria dizer muita coisa...
Desejo-vos a todos um ano de 2009 carregado de coisas boas...
Eu deitei a fazer um retrocesso no tempo, a fazer avaliações...
Conclusões?

Aquele comboio com a condutora maluca que falei à um ano atrás... esse bem... não se perdeu, entrou numa Terra de Sonhos e espera de lá não ter que sair... porque lá, ela sabe que poderá ser eternamente feliz!

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Festa no H!

Parece que a Festa do Ano Novo chegou mais cedo....

  • 1 injecção no rabo (doeu que se fartou!!)
  • 1 injecção no braço (esta menos mal!!)
  • 1 calmante (horrivelmente saboroso!)

Tenho a sensação que estou completamente Bêbeda!!!!!
Tchiiiii.... não sentia isto à tanto tempo!!!!!

sábado, 27 de dezembro de 2008

Nights in Rodanthe



"Baseado no "best-seller" de Nicholas Sparks, é a história de um homem e de uma mulher que se encontram num fim-de-semana que mudará as suas vidas para sempre.
Adrienne (Diane Lane) tem a sua vida num verdadeiro caos e resolve então tentar encontrar alguma paz de espírito para resolver os seus problemas na pousada da sua melhor amiga, na pequena cidade costeira de Rodanthe, na Carolina do Norte. Aí, espera conseguir repensar os conflitos que a rodeiam: o marido que lhe pediu que regressasse a casa e a filha adolescente que contraria e discute todas as suas decisões. Durante esse fim-de-semana, o único hóspede da pousada será o Dr. Paul Flanner (Richard Gere), um médico que enfrenta uma terrível crise de consciência. Uma tempestade que se aproxima de Rodanthe, vai aproximar Adrienne e Paul, que descobrem conforto um no outro. E o fim-de-semana transforma-se num momento mágico em que é possível acreditar que, às vezes, a vida nos oferece uma segunda oportunidade. Uma oportunidade que mudará as suas vidas para sempre."

Não, eu não tinha de falar deste filme, nem tão pouco da sua história.
Mas vou falar...
Já fui uma leitora assídua dos livros deste senhor, neste momento não é a leitura que mais me prende mas quis ir ver o filme.
Foi bom o facto de ter agora um pouco de tempo para fazer realmente as coisas que gosto, e uma delas é ir ao cinema sozinha... não me lembro a última vez...
Um filme romântico e claro está, o cinema cheio de parzinhos (ora, menos eu!)
A história foi bonita.. romântica e sem dúvida que trágica... fartei-me de chorar eheheh
Mas isto tudo para dizer que acredito nisto.. no poder que o amor tem, nas segundas oportunidades, nas escolhas feitas pelo coração, no sorriso das estrelas...
Eu acredito... sou e continuarei a ser uma pessoa extremamente sensível e sonhadora... não me apetece mudar (como se isso fosse possível!).
A estalagem... linda não?
Eu acredito na força que o amor tem.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Considerações ...


Esta coisa minha de andar sempre de um lado pró outro poderá não ser muito boa...
O cansaço está a acumular e valha-me uns diazinhos de interrupção para ao menos sair da rotina...
Senti muitas coisas estes dias...
  • ... que dormir pouco faz mal, não faz bem à pele, nem aos sorrisos mas acima de tudo é sinal que o cérebro não descansa o suficiente e isso também é suficiente para se apanhar multas!!!
  • ... que ajudar faz tão, mas tão bem (e eu já sabia, mas ajudou a reforçar!)
  • ... que devia agradecer a todo o momento a vida com toda a comodidade que tenho.
  • ... que é bom dar um sorriso e receber aos milhares.
  • ... que sem dúvida as crianças são o melhor do mundo... o melhor mesmo (e eu trabalho todos os dias com elas.. e todos os dias elas me surpreendem! em actos e em palavras!)
  • ... que adoro ser mulher, mas F$%#&=% arranjar as sobrancelhas leva qualquer mulher à loucura... ou serei eu a louca?!?!
  • ... que é bom sentir que a amizade seja assim como a sinto... está lá... se olharmos bem...
  • ... que devia estar louca quando me meti na "Saga" maluca que é de depois de uma semana de trabalho ainda ter cabeça para um mestrado e um curso de LGP (mas que cada vez mais fico feliz por ter força...)
  • ... que não tenho tido tempo para coisas que adoro fazer.... ora linhas e agulha, ora ler (a não ser as bibliografias gigantescas da fcul!!) ora um cineminha (ok.. a semana passada fui com os miudos ver o madagascar 2... e soube bem.. mesmo com 1500 interrupções para ir à casa de banho!!! É caso para dizer... quando mija um portugues mija logo dois ou três...) eu adoro esta agitação, como costumo dizer.. devo ter sido feita a correr lolol mas a verdade é que há momentos em que eu própria tenho de me conter... juro-vos tenho pensado tanto nisto, valerá mesmo a pena tanta correria? quem dera que o meu dia pudesse esticar mais um pouco... não fazer nada também faz bem!!!!!!!!!
  • ... que o amor afinal não é apenas e só aquilo que imaginei... é engraçado reflectir nisto... e rio-me com as minhas conclusões... oh ;)
  • ... que acima de tudo sou feliz com todos os "senões" que vão aparecendo....
  • ... e que sou uma mulher de força.... mesmo com todas as lágrimas... sério sou mesmo tótó... choro por tudo e nada!

E agora.... é só mais amanhã....
Porque depois.. É Natal.. é Natal!!!!

FELIZ NATAL PARA TODOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Parte de mim...

(ilustração de João Rodrigues!)

"E ela voou pelo céu estrelado de Tar, deixando um rasto breve de pequenas partículas carregadas de um aroma diferente... Era sem dúvida, uma nova vida que estava a ganhar e não a queria perder... Era o sonho que estava a ganhar forma... Era o Amor que se estava a concretizar. Amo-te palpitava o pequeno coração..."


domingo, 14 de dezembro de 2008

Se fores por ai....

...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
... Leva-me contigo!

sábado, 13 de dezembro de 2008

Em cena...



... "O quarto dos Brinquedos", o musical mais bonito do ano!
Os actores e as actrizes estavam nervosos, uns até choraram outros estavam tão concentrados com medo de falharem que não viam nem ouviam nada... Foram muitos dias de ensaios, e as realizadoras já mostravam algum cansaço. Mas o resultado foi verdadeiramente surpreendente. Tudo correu bem... os camarins estavam cheios, eram roupas, e pinturas e filas de ordem de entrada e saída... uma verdadeira confusão. mas foi tão bom ver o empenho e a dificuldade de alguns pela vergonha, mas não não se deixaram mover pelo medo. Estou orgulhosa dos meus meninos de palmo e meio.. Hoje também fui pequenina e depois de estar com um verdadeiro sorriso na cara e de me rir imenso com as cenas caricatas em palco recordei....

... recordei os tempos em que era eu que entrava em cena. Em que vestia o papel de bailarina e era a principal. Onde me sentia importante e que tinha um papel verdadeiramente importante. Em que não podia falhar. Recordei tudo... e orgulhosa dos meus meninos... cairam lágrimas de alegria...

É Natal... e eu tal como todos os meus meninos adoro o Natal!

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

«Penso: talvez o céu seja um mar grande de água doce e talvez a gente não ande debaixo do céu mas em cima dele; talvez a gente veja as coisas ao contrário e a terra seja como um céu e quando a gente morre, quando a gente morre, talvez a gente caia e se afunde no céu

em "Nenhum Olhar", José Luis Peixoto

terça-feira, 9 de dezembro de 2008





(Não se dêem ao trabalho de ler, fiquem-se pela música... não vão aprender muito... isto é só um desabafo... queria neste momento que não tivesse o temporal que está lá fora... iria dar um passeio nem sem muito por onde.. mas não estaria aqui...)


Acessos de raiva toda a gente tem...
Há alturas em que não estamos bem e nesse momento só desejamos um sitio só nosso onde poder chorar tudo. Estou cansada... nem sei bem do quê.. mas estou!
Não me sinto eu e a verdade é que detesto sentir-me assim. Acontece que quando estou assim evito olhar-me ao espelho.... Interiormente não estou bem. ( para compensar recebi milhares de beijinhos do meu sobrinho.. daqueles que lambuzam a cara e que são tão sentidos... porque me perguntou "estás triste tia?")

Dizia-me ontem uma amiga ao telemóvel, não a vejo à cerca de 2 anos, que sentiu a minha voz triste mas com o optimismo de sempre.
Ela sempre me achou a pessoa mais optimista do mundo e eu sei que sou teimosa que nem uma porta e é preciso muito para me deitar a baixo e tão pouco para me pôr bem ;)
Mas... as pessoas não são de ferro e não me sinto nos meus melhores dias...

Continuo a achar que não vale a pena uma pessoa se queixar... e a verdade é que o tenho feito muito ultimamente, contrariamente aquilo que acho correcto. Tenho tudo para ser feliz... a vida que tenho faz-me sentir uma mulher de força mas também é aquela que por vezes me faz sentir infeliz...

Então, ontem fiz uma coisa que achava absurdo mas que realmente me animou um pouco... FUI PARA AS COMPRAS!!! (esta coisa de não nos sentirmos bonitas tem muito que se lhe diga!)E pronto, que se lixe... e comprei umas coisas muito bonitas, mesmo a minha cara.... mas ok, foi momentâneo... vá-se lá entender a minha cabeça....

Hoje, tenho o trabalho que tinha ontem que ter começado, mas também não é hoje que me apetece fazer... (já fiz o diapositivo de apresentação - a capa! já não é mau!) nem espírito nem cabeça para tal... e sei que vou estragar tudo o que estava bem gerido... estou farta deste Tempo... que de característica apenas tem o encolher.... o esgotar-se... o passar... nada mais.... (mas não vamos entrar nesse campo senão estamos mal... ou melhor.. ainda ficamos pior do que nos encontramos.)

Se alguém tem alguma palavra de incentivo, por favor deixe-a pode ser que me anime, mais que não seja, partilhar da mesma dor :) (isto se alguém conseguiu ler até ao fim... parece retirado de uma revista cor de rosa! mas não é... é apenas a minha simples vida!)


sábado, 6 de dezembro de 2008

Saga VII - Portagens de Loures

Distraída.... Sim,sem dúvida que a seguir ao ser teimosa, esta é uma das minhas qualidades/defeito.
Qualidade... pois, sem dúvida que sim... Em certas alturas é tão bom ser distraída e não apanhar nada!!! Passar-me tudo ao lado. Tinha uma amiga que me dizia tanta vez.... "Caramba ainda tu estás a ir... já eu estou a vir!". Nunca me importei muito com isso... Não me valia de nada e depois pra quê?! Para fazer camisolas de lã com tantas tricotadelas?!?! Não muito obrigada!
Mas aqui o distraída vem a propósito de outra coisa.....

8h30 (Portagens de Loures) hiper mega atrasada para a aula de Educação Sociedade e Valores... prepara pagamento.... pagamento..... mala.... mala... carteira.... cartão..... Onde raio enfiei a mala??!?!?! Pronto está mais que visto.... a mala ficou em casa!!!!!
Falei com a senhora das portagens e tal... preenche papel e dados e mais dados... quando a senhora das portagens da qual eu nunca tinha visto (é que alguns eu já conheço de tanto passar nos mesmos dias à mesma hora.... mas aquela não) me pergunta "Quer que lhe empreste dinheiro para não ter que voltar a preencher novamente tudo isto nas próximas portagens?" Agradeci-lhe muito o gesto e disse-lhe que não era preciso.

Saí na saída de loures em direcção a casa de novo... o dia ia ser muito longo e precisava da minha mala... fui todo o caminho a pensar nas palavras da senhora... Mas quem raio hoje em dia oferece-se para emprestar dinheiro a quem não conhece... quando isto é uma coisa que de certeza acontece com frequencia nos milhares de pessoas que passam na auto-estrada?!?!?!?!? Era um valor irrisório tudo bem... 2,90 euros... mas mesmo assim...
Fez-me pensar em algumas coisas... especialmente na raridade destas pessoas. Às vezes julgo que já não existem mas ao presenciar uma situação destas fez-me pensar o contrário... Há realmente boas pessoas que se preocupam.... Não estava de todo à espera daquelas palavras... e tenho a certeza que não é só por ser natal!

Claro está que com tudo isto.... mais meia hora para cada lado... cheguei quase por volta das 10h00 à aula!!! E ainda foi motivo de gargalhadas... Só mesmo eu!

Só não me esqueço do coração porque ele está aqui bem quentinho dentro de mim e passa a vida a saltitar de amores... não dá para esquecer dele!!!

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Ora... há neve ou não?!?!??

Atendendo aos comentadores do post anterior....

  • Sim... um bom vinho antes... tinto pois está claro!

  • A manta tem mesmo de ser com peixinhos... e a minha de preferência, não vá o moço perder-se na neve ou sei la e eu ficar com frio nos pés!!!

  • Podia enumerar uma data de coisas... mas como o fim de semana que se prevê não é com neve, não é menina Cor do Sol eheheh opá juro mesmo que não roguei praga nenhuma!!!!!

Concluindo...


.... este post foi para destressar da m**** do trabalho que vou ter de apresentar dentro de sensivelmente 20 minutos!



Bom início de fim de semana para todos... o meu só deve começar lá para segunda feira de manhã!!!!!!!! Aiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!!!!!

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Opá....

... eu só quero uma lareira!!!!!!!


Pronto...
E uma cabana em madeira no meio da floresta.
A neve a cair e os vidros embaciados.
A tua mão em mim.
Ok... e o resto do corpo...
Os arrepios na pele e os abraços quentinhos.
Um manta azul com peixinhos.
Um chocolate quente ou...
Um chá de maçã canela.
Tronquinhos de madeira e pinhas.
Para sentir sempre calor...

Um belo destino de férias agora para o natal não?!
Ok... eu sei.. eu sei... eu calo-me... isto deve ser do frio!!!!!