quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Pedaços do que sinto...

Hoje queria falar de tanta coisa, porque há muita coisa a moer cá dentro...
O meu mestrado, que tanto tempo me ocupa e me ajuda a formar como profissional e em especial como pessoa (sério!). Hoje falo, sinto, transpiro valores. Valores... esses mesmo são a base do meu mestrado. E estou muito feliz porque é algo que é " a minha cara"!
O que são valores? É uma questão pertinente hoje em dia. Nas escolas, no trabalho, na rua, em família... valores.. penso tanto nisto e muito mais agora. O que se pretende é mesmo a clarificação dos valores! Que valores? Serão eles universais? O que será para mim um valor, para ti poderá ser não mais que um simples conceito.
No meu trabalho directo com as crianças, esta é umas das coisas que trabalho, directa ou indirectamente é uma coisas simples de fazer! A Amizade, a Partilha, o Respeito, a Liberdade, a Solidariedade, a Justiça, a Vida... Assim, quando falamos de valores falamos de direitos e de deveres uns para com os outros...

Deixo-vos aqui um pequeno conto "Direitos da Criança", de Mª João carvalho, que amo e que tenho pena que não possam lê-lo inserido nas suas belas imagens de Carla Nazareth....


"Quando os meninos de cores diferentes sabem distinguir o azul da amizade e falar a linguagem da paz, partilhando baixinho... o azul dos mares...o vermelho dos desertos...e os verde das selvas...unem-se numa ponte feita de arco-íris, passagem secreta para o reino da harmonia e do bem estar. - Eu sou a maria! - Eu chamo-me Mary! - O meu nome é Marie! Um gesto de amor dispensa palavras, alimenta sonhos e afasta a dor. Quando para os meninos especiais se inventa bem de propósito um sol grande e colorido, feitiçeiro poderoso na magia de transformar o querer em poder, as fadas sorriem e os duendes repousam. Quando aquela mãe de olhos esmeralda e cabelos louros ama o seu filho de tez escura e cabelo crespo, as estrelas cintilam e a lua brilha num abraço cúmplice. Que bom que é quando os meninos e menina de todas as cores rodopiam de mãos dadas na brincadeira do recreio da escola... ou chapinham alegres, corpos ao sol, desafiando com a força da união a bravura das ondas. Quando os meninos são as personagens principais dos cuidados, atenções e sonhos de todos nós, o filme é de amor e o final feliz. É bom quando, de todos os meninos, o espelho da justiça apenas reflecte a brancura da alma, o brilho da esperança... e a serenidade própria de quem não teme. Quando aos meninos de todas as cores, raças, nacionalidades e religiões se ensinam os tons, os cheiros e o sentido do Mundo... o milagre da fraternidade acontece, pintando de oiro o tesouro da Paz."

Esta linda história com tão poucas mas tão importantes palavras leva-me a pensar nas injustiças... que se cometem e do esquecimento dos chamados VALORES...

Hoje recebi mais uma carta da minha afilhada de Moçambique, do Apadrinhamento à distância da HELPO, comoveu-me, claro! Já lá vão 2 anos que me associei a esta causa. Temos de proteger estas crianças, e não podendo fazer o muito nem o todo, fazemos uma parte, aquela que conseguimos. Eu espero vir um dia a visitá-la, para sentir ainda mais tudo isto!
Deviam ver a cara do meu pai de cada vez que chega uma carta dela, o interesse... e eu falo nisto porque sei a revolta que é para ele falar de Moçambique... viveu 2 anos horríveis de guerra e não é fácil... mas quando o vejo olhar a foto, ele transparece luz... e é lindo de sentir isso!

Ok.. e isto hoje já vai longo... eu bem disse que queria dizer muita coisa...
Desejo-vos a todos um ano de 2009 carregado de coisas boas...
Eu deitei a fazer um retrocesso no tempo, a fazer avaliações...
Conclusões?

Aquele comboio com a condutora maluca que falei à um ano atrás... esse bem... não se perdeu, entrou numa Terra de Sonhos e espera de lá não ter que sair... porque lá, ela sabe que poderá ser eternamente feliz!

9 comentários:

Maria disse...

Agora passo a correr, volto depois.
Mas passo para te desejar um bom ano de 2009, com muita saúde e paz, tal como o quero para mim.

Volto logo.

Beijinhos, McCanela

Sininho disse...

:) Bom ano 2009:) que este ano seja um ano cheio de realizações..jinhos

Ianita disse...

Um 2009 em grande cheio de valores, os importantes, justiça, respeito, solidariedade...o resto é conversa! :)

Beijo grande!

Maria disse...

Voltei. Para te dizer que este post devia ser lido por toda a gente, adultos e governantes, para perceberem alguma coisa mais do que o umbigo deles...
Obrigada, linda, pelo verdadeiro post de esperança num Mundo melhor que aqui deixas.

Beijinhos

gaivota disse...

depois de te ler e sentir bem o que pode representar este texto, simplesmente te felicito e deixo votos de uma ano cheio de saúde e paz, amor e alegria, tudo de bom
beijinhos

Patrícia disse...

Passo pra te desejar um óptimo ano novo! :) Que este novo ano possa trazer-te toda a paz de que precisas e muita felicidade.

Beijinhos

Andreia disse...

Boa sorte nessa longa jornada! *

mari (a)penas... disse...

Venho num instante deixar um bjinho enorme com desejos de um ano óptimo!

Mais tarde leio tudinho com calma e comento!

Muitos beijos

miak disse...

Desejo-te um feliz 2009.