domingo, 8 de junho de 2008

Fuga...


Há alturas em que necessitamos mesmo de nos encontrar connosco próprios.
Este foi um fim de semana assim.



Parti numa aventura em alto mar para uma ilha que adoro.

Berlengas é o seu nome...


Algures perdida no meio do mar e de uma beleza estonteante, este é um dos sítios que mais gosto e então quando a palavra barco entra... ui... nem falo!
É de uma sensação espectacular, cortar as ondas em alto mar, dançar ao som das mesmas!

Tive a vantagem de ter um barco apenas para mim, logo aí.. a viagem já tinha valido a pena... e acreditem que o mar não estava propriamente mansinho.. mas a sarria do mar na minha cara e o vento que me fazia parecer voar naquela imensidão levou-me a outros confins.
Esperavam-me na ilha, e o forte acolheu-me de braços abertos.



Bem grandeoso, bem acolhedor (mesmo tendo apenas água salgada e fria para consumo....) .

A noite lá é mais bonita, mais que aqui deste lado. A lua é mais brilhante, as estrelas parecem que estão tão próximas... é a sensação de no meio do breu estares deitado de barriga para cima a contemplar um céu lindíssimo em que tens a sensação que se esticares o braço consegues alcançar todas as estrelas.
Entre passagens da Moby Dick, poemas de Pablo Neruda, histórias de Pequenas Sereias, sacos-cama para aquecer, chá françês e bolo de iogurte cairam algumas estrelas cadentes, deixaram restos de poeiras cósmica, aparas flourescentes (mas onde é que eu já ouvi isto??) e foram feitos alguns pedidos como é hábito...
A noite lá é sem dúvida bela e o somzinho de fundo, o piar das gaivotas, dá um toque especial à coisa! (Sabem que as gaivotas estão a nidificar?? Vi montes de ovos a serem chocados... bem estão a imaginar eu a aproximar-me da mãe gaivota... ui... é mãe.. e as mães protegem, fantástico!

Além de todo o cenário fantástico rodeado por água, o mergulho é praxe, nem que seja entrar e sair, é como que um baptismo. A água é horrivelemente GELADA!!!!! Mas depois sabe tão bem!!!!!

Depois há sempre aquela melancolia, própria de quem vai para um sítio assim, sentimo-nos mais dispertos a pensar, a absorver o que está à nossa volta.. o mar parece que nos faz algum tipo de encantamento, qualquer coisa fora de série.


Dei por mim a pensar em como tenho a vantagem de ter o mar presente no meu dia a dia.. serve-me de terapia, sem dúvida!


E fez-me bem! Muito bem... (tirando a dor nos gémeos e nos braços.. sim, sim, não é pêra doce subir e descer até ao forte com a tralha ás costas!)


Vim mais fresca, não mais bronzeada (é impossivel), mais animada, um pouco mais feliz e fiz mais amigos, um em especial que me fez companhia por algum tempo... o que é maravilhoso!


Cá está... esta gaivota acompanhou o barco por mais de meia hora...
Foi boa a sua companhia...
Eras tu??

8 comentários:

gaivota disse...

as gaivotas são companheiras...
já não me apetece ir mais às berlengas...
mau feitio?!maus encontros, hummmmmmmmmm
talvez,também..
beijjinhos

1/4 de Fada disse...

Ter o mar, o céu e as estrelas só para nós é um privilégio raro. Que sorte. Também gosto muito das Berlengas, mas não vou lá há muito tempo. Adorei o post.
Boa semana.

poetaeusou . . . disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
poetaeusou . . . disse...

*
linda,
que maldade a tua,
vou já programar
(já andava no ar)
um saltinho, a essa ilhota,
em que os Wikings,
utópisaram uma baleia . . .
,
o teu post é lindo,
,
como sempre, força amiguinha,
,
pedrinhas de colorados tons,
deixo-te
,
*

Coragem disse...

Maravilha, fim-de-semana glorioso.

Quem me dera a mim ter sido gaivota;)

Beijinho

Cátia disse...

Ola amiguinha...

Que dia fantastico que tiveste... As Berlengas, traz-me momentos fantasticos, partilhados por muitos. E ja tive a felicidade de la ir contigo... Mas, infelizmente acabou com uma tempestade com agua a entrar pelo barco adentro.. lembras?! ui... medo! :D

Beijo amiga, havemos de lá ir novamente as duas.

Sílvia disse...

Eu não conheço, mas com esta descriçao so dá vontade de conhecer :) é bom ver-te assim...serena e a aproveitar estas pequenas grandes coisas da vida.

Beijinho companheira de sonhos

Maria disse...

Algures, no caminho, cruzámo-nos....
Ver aqui estas fotos já me trouxeram saudades...
Para a próxima apanhas o barco das grutas, do Pirotas ou outro, e já não vais a pé até ao forte, LOL!
A Ilha é de quem a ama, de quem a sabe amar... por isso até estrelas nos caiem nas mãos...

Beijinhos, linda.